quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Crimes e Pecados (1989)

Atualmente os filmes de WOODY ALLEN dão uma sensação de "dever de casa feito às pressas", como se ele quisesse logo terminá-los e se livrar deles para passar a outra coisa. Mesmo assim, depois de dirigir mais de trinta filmes, talvez ele já tenha completado sua obra; talvez tenha o direito de se aventurar por onde quer que seja, daqui para frente.
Mas, houve um período em que ele só dirigia filmes maravilhosos um após o outro. E um exemplo para mim é Crimes e Pecados que foi lançado no ano em que nasci. Para mim, é um daqueles filmes que as pessoas veem a primeira vez e, como acontece com os contos de Tchekov, não captam logo tudo que têm a oferecer. E arriscando alto, digo que talvez seja um filme de como Woody Allen vê o mundo- um lugar onde seus vizinhos realmente se envolvem com assassinatos e acabam se safando, e onde os bobalhões terminam com belas mulheres.
O filme começa com o bem-sucedido e rico oftalmologista Judah sendo homenageado. Enquanto discursa, Judah se lembra dos ensinamentos religiosos de seu pai e da crise provocada por sua amante, Dolores, que o está pressionando a abandonar a esposa Miriam e ficar com ela. Judah conta seus problemas e ouve os bons conselhos do seu paciente,, e os maus conselhos de seu irmão, um meio-criminoso, que se oferece para silenciar sua amante. Enquanto se desenrola o dilema de Judah, o documentarista Cliff Stern filma uma biografia do seu detestado cunhado, um famoso produtor de TV. Em meio as filmagens ele conhece uma produtora divorciada e se apaixona, decidindo-se finalmente separar-se da sua esposa.
No final, Judah e Cliff se encontram numa festa e conversam sobre crimes e pecados na vida real e como são mostrados no cinema.

CURTI
Habilidade da narrativa. Como ela resume em poucos minutos o envolvimento do Oftalmo/ Judah (Martin Landau) e sua namorada estérica(Anjelica Huston). Em apenas algumas "pinceladas" entedemos como eles foram tão longe, de um namoro intenso a uma cena de crime.
Trilha sonora de Franz Schubert.

WIKIPÉDIA

Wood Allen- http://pt.wikipedia.org/wiki/Woody_Allen
Martin Landau- http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Landau
Anjelica Huston-http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjelica_Huston

YOUTUBE
Apontamentos e reflexões, do Provessor Levy.
http://www.youtube.com/watch?v=kBOMWdHBjsw




Nenhum comentário:

Postar um comentário