domingo, 26 de dezembro de 2010

Pra pensar...Pra mudar


No sul do Egito, há uma aldeia que chama-se Nag Hammadi. Onde poucos estrangeiros visitam. Nessa mesma aldeia houve uma descoberta Arqueológica que questionou o que realmente sabemos sobre Jesus.

Uma das autoriedades Mundias sobre a descoberta foi o Doutor Marvin Meyer. Marvin Meyer faz estudos sobre as traduções dos textos originais associados com as religiões antigas.

Em 1945, dois irmãos cavavam atrás de fertilizantes na face do penhasco, quando acharam algo bem incomum. Era um pote enorme enterrado na areia. Dentro acharam algo incrivel, evangelhos perdidos sobre a vida de Jesus. Alguns tão velhos quanto os que havia no Novo Testamento. Atualmente são conhecidos como os Evangelhos Gnósticos. A palavra Gnóstico se refere ao conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. A busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele que dá sentido à vida humana, pois permite o encontro do homem com sua Essência Eterna.

Eles haviam sido copiados e enterrados séculos antes, pelos monges de um mosteiro próximo chamado São Pacômio. Esses monges receberam ordens para destruir os Evangelhos Gnósticos por serem Hereges. Heresia seria uma linha de pensamento contrária ou diferente de um sistema de credos religiosos que impõe um sistema doutrinal organizado. Mas em vez disso, o esconderam. O papel estaria bem preservado e a tinta nítida. Mas por que estes textos seriam tão perigosos para acabar na areia?

Estes textos representam um outro tipo de cristianismo, um tipo diferente de religiosidade, em comparação ao que era aceito pela maioria dos padres e dos líderes religiosos. Na sua maior parte são textos sobre conhecimento que enfatizam o conhecimento em oposição a fé.

O Novo testamento tem 4 Evangelhos. Nos Gnósticos tem mais de 12. O texto mais controvérsio deles é o Evangelho de Tomé, porque desafia a crença máxima do cristianismo, duvidando da divindade de Jesus. Ele diz " O reino está dentro de vocês, quando se conhecerem melhor verão que vocês são filhos do pai vivo". A idéia geral sobre Jesus é encontrada no Evangelho de Tomé, é que Jesus seria um mestre da sabedoria, um sábio judeo. Ele não faz nenhum milagre físico, não prevê o fim do mundo ao contrário discorda disso, não morre pelos pecados de ninguém. Não há nenhuma referência de sua morte e nem da ressurreição dentre os mortos no terceiro dia.

Talvez por isso fosse chamado de Tomé, O incrédulo? Seu Evangelho não ensistia que Jesus era o único filho de Deus. O cristianismo continua muito melhor sem esses Evangelhos Gnósticos, que para eles são apenas Heresias. Mas talvez não seja tão fácil descarta-lós, eles parecem mais importantes do que isso, eles nós lembram que desde o início havia tipos diferentes de cristianismo e versões diferentes de Jesus.



Nascemos curiosos e questionadores, aí descobrimos que o mundo é fascinante demais para ficar sem perguntas. Descobrimos que a terra não é o centro do universo e logo depois que também podemos ser extra terrestres. Que a natureza também sente raiva, e que o homem é o único homem com coragem de enfrenta-lá. Descobrimos que uma idéia pode separar dois mundos. E como um mundo inteiro pode salvar uma idéia. E que navegando chegaríamos a novos mundos e que depois continuamos a navegando numa nova era. A cada descoberta o mundo dá um passo a diante!

Afinal descobrir transforma.



Um comentário: