domingo, 25 de julho de 2010

Frui vert.




Ninfeta (De Ninfo(0)+eta.) S.f. Menina púbere voltada para o sexo e/ou que desperta desejo sexual. (Dicionário Novo Aurélio-Século XXII)


Definições de dicionário: tão escritas quanto restritas. A carga de ceticismo é tamanha que o conteúdo deixa a desejar. Nesse caso, exuberante sua situação (a do dicionário) como perfeita exemplificação para a diferença entre "simplista" e "simplório", falo das predileção pelas imperfeições. Mais preciosamente, daquelas imperfeições femininas femininas juvenis e petulantes, que circulam pelo mundo com seu charme infantil bruto sob a alcunha de "ninfetas" ou, melhor, Lolitas.

Quando Vladimir Nakobov, autor da obra-prima Lolita, criou esse apelido para a pequena e sedutora Dolores Haze, sua definição- assim como a de ninfeta- estava permeada de um sentimento romântico, idealista, ao mesmo tempo que patológico (meninas de 12 anos se relacionando com senhores de 50). Porém, o mesmo Nakobov, em livro anterior chamado Riso no Escuro, criou uma primeira ninfeta com o nome de Margot, um presságio ou uma versão beta da pequena Lola, privada de seu conceito doentio e adaptada para a "realidade", sendo a idade da diabinha querida não é 12, mas sim 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário